Algoritmos e Programação I para Crianças

  • 20 Horas de duração
  • 24 Aulas
  • 3 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 59,96 (ou R$ 597,00 à vista)
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Oi, pessoal! Eu sou Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela UEFS. Que bom ter você por aqui!
Bianca Santana

Algoritmos e Programação I é um curso introdutório ao universo da Programação de Computadores!  


Por que aprender a programar?

Programação é o processo onde criamos programas de computador. Tudo que fazemos com computadores, celulares, tablets e até mesmo robôs, fazemos através de programas ou só é possível através da programação.  Aprender a programar é tão importante nos dias de hoje pois isso nos torna verdadeiramente fluentes no mundo digital. Segundo Michel Resnick, professor e pesquisador do Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT):

“Tornou-se comum referir-se aos jovens como “nativos digitais” devido à sua aparente fluência com as tecnologias digitais. De fato, muitos jovens sentem-se muito à vontade para enviar mensagens de texto, jogar jogos on-line e navegar na web. Mas isso realmente os torna fluentes com novas tecnologias? Embora eles interajam com a mídia digital o tempo todo, poucos são capazes de criar seus próprios jogos, animações ou simulações. É como se eles pudessem “ler”, mas não “escrever”. A fluência digital exige não apenas a capacidade de conversar, navegar e interagir, mas também a capacidade de projetar, criar e inventar novas mídias. Para fazer isso, você precisa aprender algum tipo de programação.”

 Como é o curso?

Nesse curso, abordamos o desenvolvimento de algoritmos, através de exercícios lúdicos, e trabalhamos com a programação visual, com o ambiente Scratch. As primeiras aulas exploram habilidades de lógica das crianças, enquanto as aulas subsequentes são dedicadas a aprendizagem da linguagem de programação Scratch, onde as crianças aprendem a desenvolver animações e jogos simples. 

O curso possui videoaulas, guias para atividades desplugadas e exercícios. Cada aula possui uma ou mais videoaulas e apostila de apoio. Além disso, é necessário possuir um computador e instalar o Scratch, seguindo os passos do tutorial oferecido. O Scratch é um programa gratuito, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e utilizado no mundo inteiro no ensino de programação.

Quantas aulas tem o curso?

O curso possui 16 aulas. Sugerimos que cada aula seja trabalhada em uma semana. E as sessões de aprendizagem podem ser divididas em duas, assistindo à videoaula em um primeiro momento, e realizando as atividades sugeridas em outro. Seguindo as sugestões, o tempo previsto para a conclusão deste módulo é de 4 meses.

O que é Little BIG Coders?

Little BIG Coders é um projeto de Educação em Computação para crianças e adolescentes. Nosso principal objetivo é o desenvolvimento do Pensamento Computacional, que é um processo cognitivo focado na resolução de problemas. O Pensamento Computacional é considerado uma habilidade fundamental para todos, em um mundo onde há forte presença das soluções proporcionadas pela Computação. Na modalidade online, cada curso explora um tópico pertinente do universo da Computação, desde algoritmos e programação até robótica. Conheça as nossas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7KWerMUGfo_sCzjQq429mA

Instagram: https://www.instagram.com/littlebigcoders/

Facebook: https://www.facebook.com/littleBIGcoders/ 


Depoimentos:





1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Qual a faixa etária indicada?

A faixa etária ideal contempla crianças dos 8 aos 13 anos. Recomendamos que a criança esteja alfabetizada e que conheça as quatro operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão. O conhecimento nessas quatro operações matemáticas não precisa ser profundo. Para mais informações quanto aos pré-requisitos, contate a professora do curso.


Bianca Santana
"Oi, pessoal! Eu sou Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela UEFS. Que bom ter você por aqui! "

       

Quem é o idealizador?

Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trabalho em projetos de pesquisa, ensino e extensão focados no ensino do Pensamento Computacional, que é um processo cognitivo focado na resolução de problemas. Dentre minhas linhas de pesquisa estão: O ensino de Computação nas escolas do Ensino Fundamental, o estudo do processo de ensino-aprendizagem de programação para estudantes de cursos de graduação que não são da área da computação, e avaliação da aquisição do Pensamento Computacional. Os resultados mais recentes das pesquisas em que estou envolvida podem ser encontradas nos anais do 27º Workshop sobre Educação em Computação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e também no 48º Annual Frontiers in Education (FIE), promovida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers(IEEE). 


Ao final do curso você receberá um certificado de participação.

Conteúdo Programático

  • 1. Regras para adquirir o kit irmão/irmã
  • 1. Aula 01
  • 2. Aula 01 - Correção
  • 3. Aula 02
  • 4. Aula 02 - Correção
  • 5. Aula 03
  • 6. Aula 03 - Correção
  • 7. Aula 04
  • 8. Aula 04 - Correção
  • 9. Aula 05
  • 1. Aula 06 - Parte 1
  • 2. Aula 06 - Parte 2
  • 3. Aula 07
  • 4. Aula 08
  • 5. Aula 09
  • 6. Aula 10
  • 7. Aula 11
  • 8. Aula 12
  • 9. Aula 13 - Parte 1
  • 10. Aula 13 - Parte 2
  • 11. Aula 14 - Parte 1
  • 12. Aula 14 - Parte 2
  • 13. Aula 15
  • 14. Aula 16

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