História da Igreja - Mód. 1 [Venda]

  • 024 Horas de duração
  • 25 Aulas
  • 6 Módulos
  • 14 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 45,20 (ou R$ 450,00 à vista)
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Aprendeu como autodidata inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego e hebraico. É professor de História e línguas estrangeiras, além de tradutor.
William Bottazzini

Programação das Aulas:

Aula 1 - O mundo romano na época da vinda de Cristo.

Aula 2 - O mundo judaico na época da vinda de Cristo.

Aula 3 - O fundador e a formação da Igreja.

Aula 4 - Pentecostes e primeiras manifestações da Igreja.

Aula 5 - Conversão e primeira viagem apostólica de São Paulo.

Aula 6 - Ulterior atividade de São Paulo até sua morte.

Aula 7 - São Pedro: a Igreja de Antioquia e a Igreja romana.

Aula 8 - São João Evangelista e os demais apóstolos.

Aula 9 - Estado da Igreja em fins do primeiro século.

Aula 10 - Perseguições por parte do Estado romano: noções gerais.

Aula 11 - Primeiras perseguições contra os cristãos.

Aula 12 - A perseguição em tempos de Trajano, Adriano e Marco Aurélio.

Aula 13 - Reação cristã: os apologistas.

Aula 14 - Terceiro período de perseguição (193-249): perseguição não sistemática.

Aula 15 - Luta da filosofia pagã contra o cristianismo. O gnosticismo.

Aula 16 - A heresia em suas diferentes manifestações.

Aula 17 - Primeiras escolas e doutores cristãos: Alexandria, Antioquia, Cartago.

Aula 18 - Exercício da hierarquia: papas, bispos e presbíteros.

Aula 19 - Florescimento do culto e sacramentos.

Aula 20 - Perseguições de Décio e Valeriano. Mudança no sistema da perseguição.

Aula 21 - Perseguição de Diocleciano e Maximiniano. Fim das perseguições.

Aula 22 - A Igreja até o ano 268: diversas questões doutrinais.

Aula 23 - A Igreja depois do papa Félix (269-313).

Aula 24 - As catacumbas e princípio da arte cristã.


Bibliografia Básica:

A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires - Henri Daniel-Rops

Compêndio de História da Igreja - Fr. Dagoberto Romag

Storia della Chiesa v.1 - Bihlmeyer-Tuechle 

Historiae Ecclesiasticae Compendium - Henricus Guilielmus Wouters

Historia de la Iglesia Católica - B. Llorca, R. Garcia-Villoslada, F.J. Montalban

Geschichte der Katholischen Kirche - Josef Lenzenwerger et alii. 

História da Igreja - Pierre Pierrard

História Eclesiástica - Eusébio de Cesareia

Manual de Historia de la Iglesia - Hubert Jedin

Historia da Igreja v.1 - Carlos Verdete

Histoire Générale de l'Église  - Fernand Mourret

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Você poderá participar desse curso até 14 meses após a matrícula.

Qualquer pessoa que deseje estudar um pouco mais sobre a história da Igreja Católica.

William Bottazzini
"Aprendeu como autodidata inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego e hebraico. É professor de História e línguas estrangeiras, além de tradutor."


Latim é a base do nosso idioma


Hoje gostaria de convidá-los a uma singela reflexão acerca de algumas coisas que perdemos, ou melhor, deixamos perder ao longo de algumas décadas em nome de inovações duvidosas e de posições subjetivistas que tendem, ao fim e ao cabo, a um individualismo crescente e patológico, que pretende transformar cada ser humano em uma ilha, como se a vida em sociedade não fosse um bem precioso, mas sim, no melhor estilo rousseauniano, um mal necessário.


Não que não deva haver mudanças e aperfeiçoamentos na sociedade. Ora, estes são indubitavelmente necessários e queridos em dadas circunstâncias. Contudo, não se pode simplesmente ejetar tesouros que serviram de molde para a formação de inúmeras coisas que tanto estimamos e que são indeléveis.


Dou-lhes um exemplo concreto de um desses tesouros desaparecidos: o estudo da língua latina. Não só o estudo, mas mesmo o interesse e a curiosidade pelo latim. Simplesmente esqueceu-se de que a língua dos antigos romanos, conquistadores do mundo, é simplesmente a base do nosso belo, porém intrincado, idioma português. A ignorância do latim faz com que nossos alunos de português sejam massacrados com regras e exceções que, a princípio, não fazem o menor sentido e que eles não terão a menor possibilidade, inclusive após os estudos universitários, de bem compreender e usar.


Afinal, por que o infinitivo do verbo é “ir” e em sua conjugação surge um “v” intrometido: eu vou, tu vais, ele vai...? Só o entende quem conhece os verbos “ire” e “vadere” latinos. Isso para não entrarmos em questões sintáticas (objetos, complementos, adjuntos e outros “monstros” do mesmo estilo) que são praticamente terras incógnitas para a maioria esmagadora dos que deixam o Ensino Médio. Tampouco mencionaremos a miséria etimológica e estilística em que vivemos.


Quem perde com a ausência do idioma do Lácio em nossos currículos? Todos. Sem ele, o português perde a sua lógica e se transforma em um amontoado de regras que nenhum mortal é capaz de domar. E qual o problema disso? O problema é que, sem o uso correto e coerente do idioma, o discurso torna-se frequentemente ilógico e desordenado. A concatenação das ideias fica perigosamente comprometida e perde-se facilmente o fio da meada. Não é, pois, sem razão, que os alunos tenham dificuldades enormes em compor uma redação coesa, com começo, meio e fim e que sejam incapazes de encadear corretamente uma argumentação filosófica, por exemplo. Necessitamos do aparato linguístico para a nossa expressão. Se este aparato encontrar-se deformado, nossa expressão também estará prejudicada.


Mas o latim não seria útil apenas para proporcionar melhor domínio do português. Ele é a porta que nos dá acesso a todo um mundo de cultura que enobreceu a civilização ocidental. Afinal, foi em latim que gênios das mais diversas áreas exprimiram-se. Para os poetas dignos desse título, o conhecimento das peças de Ovídio, Horácio e Virgílio é um imperativo; os cientistas, por sua vez, deverão recorrer sempre às leis de Newton, expostas em latim, no seu Principia Mathematica; os historiadores que quiserem conhecer a fundo a sociedade e a política de Roma - e de qualquer sociedade - deverão ler Suetônio, Tito Lívio e Tácito, para citar alguns. Também as maiores riquezas do cristianismo foram pensadas em latim e as encontramos nos textos de autores como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Ademais, os católicos devem nutrir uma profundíssima reverência pelo latim, visto que esta é a língua oficial do Vaticano. Qual não é a emoção de recitar um Pater Noster (Pai-Nosso) conforme rezado pelos cristãos desde há dois mil anos e em todos os lugares? Não se trata de vaidade, e sim de colocar ambos os pés em uma tradição multissecular que une os cristãos de todos os tempos e povos. Também o mundo da Reforma deve muito ao latim, pois Lutero e Calvino, os principais reformadores, compuseram diversos textos na língua dos herdeiros de Rômulo e Remo.


Ademais, o latim seria uma resposta salutar a um mundo utilitarista que sempre pergunta: “Para que serve isso?”, como se as coisas apenas tivessem valor se trouxessem algum benefício material e imediato como contrapartida. Uma pessoa que estudar latim não terá seu salário aumentado abruptamente nem gozará de maior prestígio, mas possuirá seu espírito e inteligência enriquecidos e muito bem orientados com séculos de cultura de inestimável valor. Em suma, o latim nos ensina a simplesmente amar o saber pelo saber.


Por que não podemos cultivar e conservar as coisas mais belas já produzidas pelos mortais?



William Bottazzini Rezende é diretor acadêmico do Instituto Angelicum. Graduado em História pelo Centro Universitário Claretiano, aprendeu como autodidata inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego e hebraico. Há cerca de dez anos é professor de História e de línguas estrangeiras, além de tradutor de artigos e livros.


Ao final do curso você receberá um certificado de conclusão.

Conteúdo Programático

Trabalharemos os temas das aulas 1 a 4..
  • 1. Aula 0 - Introdução - História da Igreja
  • 2. Aula 1 - História da Igreja
  • 3. Aula 02 - História da Igreja
  • 4. Aula 03 - História da Igreja
  • 5. Aula 04 - História da Igreja
Trabalharemos os temas das aulas 5 a 8.
  • 1. Aula 05 - História da Igreja
  • 2. Aula 06 - História da Arte
  • 3. Aula 07 - História da Igreja
  • 4. Aula 08 - História da Igreja
Trabalharemos os temas das aulas 9 a 12.
  • 1. Aula 09 - História da Igreja
  • 2. Aula 10 - História da Igreja
  • 3. Aula 11- História da Igreja
  • 4. Aula 12 - História da Igreja
Trabalharemos os temas das aulas 13 a 16.
  • 1. Aula 13 - História da Igreja
  • 2. Aula 14 - História da Igreja
  • 3. Aula 15 - História da Igreja
  • 4. Aula 16 - História da Igreja
Trabalharemos os temas das aulas 17 a 20.
  • 1. Aula 17 - História da Igreja
  • 2. Aula 18 - História da Igreja
  • 3. Aula 19 - História da Igreja
  • 4. Aula 20 - História da Igreja
Trabalharemos os temas das aulas 21 a 24.
  • 1. Aula 21 - História da Igreja
  • 2. Aula 22 - História da Igreja
  • 3. Aula 23 - História da Igreja
  • 4. Aula 24 - História da Igreja
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